Objetivo

O objetivo principal desse Workshop é promover um fórum para debater o fenômeno natural das secas e vislumbrar possíveis soluções para a problemática das estiagens prolongadas e suas conseqüências sócio-ambientais.


Público alvo

Profissionais da grande área geociências, que inclui meteorologia, climatologia e sensoriamento remoto, professores/pesquisadores, estudantes dos três níveis graduação mestrado e doutorado e interessados de um modo geral. Tomadores de decisão, autoridades de um modo geral, e pessoal da defesa civil também serão bem vindos.


Período e Local de Realização

O evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2013 na Federação das Indústrias da Paraíba - FIEP, na cidade de Campina Grande – PB. O programa, voltado para a temática “Água no Semi-árido”, constará de palestras e mesas redondas com convidados de renome nacional e internacional e ainda com a apresentação de trabalhos técnico-científicos na forma de pôsteres. Com intuito de proporcionar uma visão do estado da arte dos principais tópicos que serão abordados, ou seja, esta será uma grande oportunidade de atualização rápida e concentrada, indispensável para os estudantes e profissionais da área.


Áreas Temáticas

Para o evento serão abordadas as seguintes áreas temáticas de relevante importância, a saber:


  • Semi-aridez da região: causas e conseqüências.
  • A previsibilidade das chuvas do semi-árido.
  • Políticas públicas para promover a convivência com as secas.